Na manhã desta quarta-feira, 23, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a entrega de 195 novos encaminhamentos com datas já agendadas para a realização de cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio). A ação, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do programa “Enxerga Sergipe” e representa o início de uma nova fase com mais qualidade de vida para os lagartenses.
Durante o evento, o prefeito Sérgio Reis falou sobre a importância do programa e o impacto real que ele tem gerado. “Ver a felicidade no rosto de cada paciente que está prestes a recuperar a visão é o que nos motiva a continuar. Esse programa é mais do que uma ação de saúde, é uma devolução de dignidade. Estamos trabalhando com planejamento e compromisso para garantir que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade. Lagarto segue avançando, e a saúde da nossa população sempre será prioridade”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, também celebrou o avanço da iniciativa, destacando o compromisso da gestão com o atendimento humanizado. “Hoje é um dia de esperança para quase 200 pessoas que agora sabem exatamente quando vão fazer sua cirurgia. É gratificante ver o brilho nos olhos de quem tanto esperou por esse momento. Estamos falando de pessoas que terão suas vidas e rotinas transformadas. A nossa meta é zerar a fila e estamos trabalhando para que isso aconteça, pois essa é a verdadeira função da saúde pública: garantir acesso, com dignidade e respeito”, destacou.
Início de uma nova fase
Marinalva de Oliveira, de 78 anos, foi uma das pacientes que receberam o encaminhamento para a realização da cirurgia. Ela não escondeu a alegria e fez questão de compartilhar a expectativa para voltar a enxergar melhor. “Muita gente já fez e me disse que é sucesso. Depois da cirurgia, quero fazer muitas coisas que hoje me limitam. Esses óculos vão embora e eu estou feliz demais com isso. O atendimento foi maravilhoso, só tenho a agradecer”, disse.
Carla Patrícia Paixão, esposa de Matheus Santos, que aguardava há 5 anos pela cirurgia de pterígio, também falou sobre a renovação de esperança que o procedimento trará para a família. “Foi uma luta. Todo ano a gente perguntava, esperava, e nada. Agora, graças à gestão, chegou o dia tão esperado. Estou muito grata, porque sei que isso vai melhorar a vida e a visão do meu marido. Eu agradeço por terem dado prioridade a essas pessoas que esperavam tanto”.
Para Lilian Alcântara, de 50 anos, a cirurgia veio como um presente de aniversário. Ela conta que está há 4 anos aguardando e agora, finalmente, viu seu nome na lista. “Agora chegou a minha vez. A cirurgia foi liberada no sistema e vai acontecer dia 30. Estou ansiosa, nunca fiz nenhuma cirurgia, mas estou com fé que tudo vai dar certo. Mal posso esperar para voltar a enxergar melhor e trabalhar normalmente”, disse.