A requalificação do centro comercial de Lagarto marca um novo capítulo na história da cidade. Com a assinatura da ordem de serviço, realizada na última segunda-feira, 19, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), em parceria com o Governo do Estado de Sergipe,  por meio do Programa Acelera Sergipe, inicia um projeto estruturante que vai transformar o principal espaço de convivência, comércio e circulação do município, em um investimento de aproximadamente 1,6 milhões de reais.

Mais do que uma obra de infraestrutura, a requalificação do centro representa um investimento direto na qualidade de vida da população lagartense, valorizando o comércio local, promovendo inclusão social e fortalecendo o cuidado com o meio ambiente.

A primeira fase do projeto foi pensada para tornar o centro mais funcional e seguro para todos. A substituição do asfalto pelo piso intertravado é uma das intervenções mais simbólicas: além de melhorar o escoamento da água da chuva e reduzir o calor, o novo pavimento induz a redução de velocidade dos veículos, favorecendo um trânsito mais calmo e seguro.

As calçadas serão alargadas e padronizadas, garantindo acessibilidade universal e assegurando que pessoas com deficiência, idosos e famílias possam circular com autonomia. Além disso, a instalação de lombofaixas elevadas priorizam os pedestres, facilitando a travessia nos pontos de maior fluxo.

O projeto também prevê a instalação de novo mobiliário urbano, com bancos, lixeiras, sinalização moderna, paisagismo e reorganização das vagas de estacionamento. Cada detalhe está sendo pensado para que o espaço seja bonito, organizado e atrativo, tanto para os lagartenses quanto para os visitantes, de maneira a estimular a presença e, desta forma, fomentar a economia da cidade.

Outro ponto fundamental da iniciativa é o cuidado com a área verde presente na área. O plano de arborização será coordenado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e  Ações Climáticas (Semac) e Desenvolvimento Urbano (Semdu), seguindo critérios rigorosos.

A partir de uma avaliação de segurança e fitossanidade, as árvores que se encontram “condenadas”, ou seja, com com risco de queda (comprometendo a infraestrutura e a segurança dos transeuntes) ou doenças irreversíveis, serão devidamente suprimidas.

A substituição será feita por mudas de espécies mais apropriadas para o ambiente urbano, com preferência àquelas que não danificam calçadas e oferecem melhor sombreamento.

Além do novo paisagismo no Centro, a Semac executará um plano de compensação com o plantio de novas árvores em outras localidades do município, ampliando a mancha verde total de Lagarto.

Intervenção urbana e diálogo 

Nesta etapa inicial, as intervenções acontecem em áreas estratégicas e tradicionais da cidade, como a Rua Laudelino Freire, a Praça Silvio Romero, o Calçadão Dom Pedro II e o Calçadão da Travessa Los Guaranis, locais que fazem parte da memória afetiva dos lagartenses e do dia a dia comercial do município.

Nos próximos dias, técnicos das secretarias municipais de Obras (Semob), Desenvolvimento Urbano (Semdu), Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop) e Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), se reunirão com representantes da empresa responsável pelo projeto para definir o cronograma exato (data de início e ordem das etapas) e o plano de mobilidade (como ficarão os acessos às lojas, transporte e fluxo de clientes), no período de execução.

Uma vez que o planejamento esteja fechado, a administração municipal realizará uma reunião com os comerciantes locais, com o objetivo de apresentá-lo detalhadamente, garantindo transparência e buscando reduzir os impactos do decorrer da obra.

 


author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *